O Colégio Cívico-Militar Professor Colares, localizado no estado do Paraná, desenvolve em sua rotina escolar o judô como uma atividade extraclasse para o ensino fundamental e médio. Essa prática tem fortalecido os laços de confiança, disciplina, autocontrole, sociabilidade e respeito entre os estudantes.
A instituição possui atualmente 128 estudantes que treinam regularmente fora do horário de aula. Os treinamentos ocorrem em uma sala preparada com tatame e são conduzidos pelo monitor e sargento Luciano Rodrigues Ferreira, que é faixa preta e professor de judô. A luta tem desenvolvido nos estudantes habilidades, como força, equilíbrio, agilidade, resistência, velocidade, flexibilidade, coordenação motora, expressão e domínio corporal.
Uma condição para que o estudante permaneça na atividade é o bom comportamento, tanto em sala de aula como nas atividades no pátio do colégio. Isso valoriza e promove ainda mais o respeito mútuo no ambiente escolar.
No dia 1º de maio, ocorreu a 1ª Etapa do Circuito Municipal de Judô, na cidade de Ponta Grossa (PR) com a participação de mais de 250 inscritos. Participaram 13 escolas, sendo 10 particulares e 3 públicas. O Colégio Cívico-Militar Professor Colares foi a instituição com o maior número de estudantes inscritos, 17 ao todo.
Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB