Barra Gov
Portal do Governo Brasileiro
Ministério da Educação

Estudantes da EECM Marçal de Souza Tupã Y participam do Projeto Cidadão – Clube da Cidadania

O Projeto é uma das atividades extracurriculares que visa Impulsionar as ações que possibilitam maior aplicação de “interdisciplinaridade e contextualização”.

Campo Grande (MS) - A Escola Estadual Cívico-Militar Marçal de Souza Tupã Y, localizada em Campo Grande, com apoio do Programa das Escolas Cívico-Militares/Pecim/Mec, instituiu o Clube da Cidadania, desenvolvido por intermédio do Projeto Cidadão.

O Projeto é uma das atividades extracurriculares que visa Impulsionar as ações que possibilitam maior aplicação de “interdisciplinaridade e contextualização”. É uma excelente oportunidade de ampliação da cultura do corpo discente das Escolas Cívico Militares, dentro de um contexto pedagógico que congrega todas as disciplinas, dando ênfase em História, Geografia e Língua Portuguesa (argumentação, oratória, retórica, produção textual e análise do discurso).

Estudantes reúnem-se uma vez por semana no Projeto Cidadão - Clube da Cidadania

Nesse mesmo contexto, o Projeto visa incrementar a participação de alunos em estudos de temas relevantes de interesse da sua comunidade, município, estado e país, bem como temas da agenda global, que melhorem a capacidade de socialização e engajamento pessoal e profissional, preparando melhor os discentes para sua inserção no mercado de trabalho.

O projeto contribui também para o desenvolvimento de integral dos alunos, em especial para sua formação cidadã como parte do civismo. O Clube proporciona discussões e debates de temas relevantes e de interesse dos estudantes e tem sua inspiração baseada nas Simulações dos Organismos das Nações Unidas.

Os estudantes se reúnem uma vez por semana, no contraturno, se organizam em relação aos seminários, desenvolvendo o protagonismo juvenil diante das responsabilidades e de agregar mais estudantes ao clube.

Essas atividades são desenvolvidas sob a supervisão das professoras de Apoio Pedagógico da escola, Sirlene Galeano e Matilde Oliveira. Os alunos participaram de capacitações oferecidas pelo Pecim, tendo como orientador o Cel Sayd, responsável pelo projeto piloto a ser implantado nas escolas cívico-militares de Mato Grosso do Sul.

Publicado por: Adersino Valensoela Gomes Junior

Contatos

Tire suas dúvidas
Pelo e-mail: pecim@mec.gov.br.
.