Barra Gov
Portal do Governo Brasileiro
Ministério da Educação

Prorrogado prazo para municípios manifestarem interesse em aderir ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

O Ministério da Educação (MEC) publicou nessa segunda-feira, 25, de janeiro de 2021, no Diário Oficial da União (DOU), a extensão do prazo de adesão dos municípios ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) em 2021. O limite previsto, anteriormente era até o dia 29 de janeiro de 2021.

Ao todo, 16 Estados aderiram ao projeto. São eles: Acre, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

As vagas remanescentes serão destinadas aos municípios. O prazo para manifestação das autoridades municipais será até o dia 5 de fevereiro. O ofício deverá ser enviado pelo prefeito (a) ou secretário municipal de educação para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Pecim

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa. Ele apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 em 2021.

Os militares desempenharão tarefas nas escolas cívico-militares nas áreas da gestão educacional, administrativa e didático-pedagógica, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

O critério de seleção envolve aspectos como:

·  Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica;

·  Desempenho abaixo da média estadual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb);

·  Preferencialmente, com o número de matrículas de 501 a 1.000

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB

 

Contatos

Tire suas dúvidas
Por telefone: 0800 616161 Ligação gratuita ao usuário. Atendimento em dias úteis entre 8h e 20h.
Pela internet: autoatendimento do MEC no link.
.