Barra Gov
Portal do Governo Brasileiro
Ministério da Educação

Militares da Defesa participam de capacitação on-line do MEC

 

Durante 4 dias, 16 militares selecionados para atuar no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) acompanharam as palestras de forma remota

Ao longo desta semana, 16 militares das Forças Armadas participaram de uma capacitação organizada pela Diretoria de Políticas para Escolas Cívico-Militares (Decim) do Ministério da Educação (MEC). O grupo foi selecionado para participar do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), e atuará em cargos como Coordenador Regional, Oficial de Gestão Escolar, Oficial de Gestão Educacional e Auxiliar da Coordenação Nacional do programa.

As palestras, ministradas por meio de plataforma on-line, abordaram temas como “A Gestão Educacional nas Escolas Cívico-Militares”, “Equipe Escolar – A integração de civis e militares nas Ecim”, “O perfil do Militar nas Escolas Cívico-Militares” e “A importância dos valores para a educação integral dos alunos”. Além da capacitação ao vivo, a Decim também disponibilizou o conteúdo das apresentações e outros materiais para o aprofundamento nas temáticas.

O diretor da Decim, Gilson Passos, encerrou os trabalhos de capacitação nessa quinta-feira (08), e garantiu que a Diretoria realizará encontros virtuais como esse, pelo menos uma vez ao mês, para ouvir, entender e acompanhar as necessidades dos profissionais envolvidos no programa. “O programa piloto está sendo implantado neste ano, mesmo com a dificuldade da pandemia. Estamos fazendo as adequações necessárias em 2020 para aperfeiçoar o programa para 2021”, explicou Passos.

“Eu concito a vocês a pensarem no que vão encontrar quando lá chegarem. As expectativas positivas, os anseios de que vocês vão solucionar alguns problemas que já estão lá há bastante tempo. (...) Eu concito vocês a surpreenderem, a serem capazes de surpreender por uma abordagem profissional, técnica, comprometida, entendendo que somos hóspedes: que estamos ali para assessorar, somar, e não para assumirmos a escola que ali está”, complementou o diretor da Decim. Gilson Passos, também, desejou sucesso a cada um dos militares na implantação do Programa: “que todo esse processo seja edificante para vocês e para o Pecim.”

Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim)

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) foi lançado pelo MEC em setembro de 2019, e prevê a implantação do modelo cívico-militar em 216 escolas até 2023. O Ministério da Defesa é parceiro do Pecim e oferece apoio de pessoal para a execução do programa.

“Em primeiro lugar é uma honra para mim participar desse programa de extrema relevância para o nosso país. O segundo ponto: é igualmente uma honra poder, no anoitecer da minha vida profissional, voltar a prestar serviço às Forças Armadas, minha origem”, afirmou o coordenador regional das escolas cívico-militares na Região Norte e oficial da reserva da Marinha (Capitão de Mar e Guerra - posto de maior patente de oficial superior), Daniel Dias Filho.

O coordenador regional dá suporte aos militares que atuam diretamente nas escolas com o modelo cívico-militar em determinada região do país. Dias Filho, que já trabalha com gestão escolar há quase 20 anos, se diz preparado e motivado para iniciar os trabalhos: “eu acredito no poder transformador da Educação e a capacitação nos posicionou diante de uma realidade nova, com uma abordagem objetiva e completa. Estou, neste momento, ciente e consciente dos pontos essenciais contidos no Manual [das Escolas Cívico-Militares]. Sabemos do posicionamento junto ao programa e junto a cada escola. Espero contribuir com a transformação da realidade e na resolução das dificuldades de cada unidade educacional pertencente ao programa na Região Norte”.

Para a oficial, Tânia Paula Leal Guimarães, que é Capitão de Corveta da reserva da Marinha (primeiro posto de oficial superior), a capacitação foi uma oportunidade de ter mais esclarecimentos sobre o programa: “eu só tinha o conhecimento do Manual do Pecim. As palestras foram mais esclarecedoras, pois foram aplicados exemplos práticos e alguns temas foram repetitivos, propositadamente, para fixar o aprendizado”. A militar, que está na reserva da Marinha há quatro anos, ajudará na implantação do Pecim no Centro Educacional 416 de Santa Maria, no Distrito Federal. “Não tenho tido experiência com discentes há algum tempo. Estou confiante de que o Pecim dará muito certo, e não tenho dúvidas de que irá se expandir com a adesão de outras escolas”, afirmou Tânia.

Essa foi a 5ª capacitação do Pecim, que, mesmo diante da pandemia de Covid-19, manteve os trabalhos de preparação dos profissionais envolvidos no programa. A ideia é complementar essa capacitação com palestras e atividades presenciais em Brasília, assim que a situação de pandemia acabar. Para mais informações sobre o Pecim, acesse o portal do Programa.

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação (MEC).

Contatos

Tire suas dúvidas
Por telefone: 0800 616161 Ligação gratuita ao usuário. Atendimento em dias úteis entre 8h e 20h.
Pela internet: autoatendimento do MEC no link.
.