Barra Gov
Portal do Governo Brasileiro
Ministério da Educação

MEC promoveu workshop sobre planejamento estratégico durante um mês

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), promoveu, durante os dias 19 de julho a 20 de agosto, o workshop Planejamento Estratégico: Marco Desejado, Marco Atual e Marco Estratégico. A formação teve como público-alvo pontos focais, diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores regionais e oficiais de gestão escolar das Escolas Cívico-Militares (Ecim) dos anos de 2020 e 2021.

Ao todo, 350 participantes foram contemplados pela formação. Carlos Eduardo Silva Jascone, diretor da Escola Cívico-Militar Carioca do Rio de Janeiro, e Gabriela Antônia Corrêa da Silva, ponto focal da Secretaria Municipal de Educação de Taubaté (RS), são dois dos participantes do workshop.

Carlos Eduardo contou que está à frente da Ecim Carioca há três meses e que o workshop o auxiliou na construção do planejamento estratégico. “O workshop veio para me mostrar o caminho, o fazer. Com isso, eu consegui fazer o planejamento estratégico completo, contemplando os três marcos (...)”, contou.

O ponto focal do Pecim em Taubaté afirmou que o workshop promoveu uma rica troca de experiências, com relatos de outras escolas sobre os marcos do Pecim. “Nossa escola aderiu ao Programa esse ano e muitas informações são novas. Tivemos todo o suporte do Pecim e as formações nos deram subsídios para construirmos o planejamento estratégico de maneira segura (...)”, contou Gabriela Antônia.

Nesse sentido, o diretor da Ecim Carioca também afirmou que a troca de experiências o fez refletir sobre sua atuação profissional no Programa. “Ouvir experiências de outras escolas me fez refletir como diretor a minha atuação como gestor do espaço escolar. Você vê o que deu certo, o que deu errado, e trabalha visando à melhoria.”, finalizou Carlos Eduardo.

Sobre o Pecim

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) é uma iniciativa do MEC, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, contando com a participação do corpo docente da escola e do apoio de militares.

O Pecim prevê ações de sua competência, como promover capacitações para todos os profissionais envolvidos no Programa. O workshop de planejamento estratégico, por exemplo, garantiu orientação para 115 escolas, contabilizando 350 participantes.

Assessoria de Comunicação Social com informações da SEB

Contatos

Tire suas dúvidas
Por telefone: 0800 616161 Ligação gratuita ao usuário. Atendimento em dias úteis entre 8h e 20h.
Pela internet: autoatendimento do MEC no link.
.