Ministério da Educação e Ministério da Defesa lançam Prêmio Olavo Bilac

O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Defesa divulgaram o Concurso de Redação sobre Defesa Nacional e Educação (CRDNE) – Prêmio Olavo Bilac. O concurso foi criado com o objetivo de despertar o interesse de estudantes do ensino médio por assuntos ligados à Defesa Nacional, atendendo ao sexto objetivo da Política Nacional de Defesa, que prevê a ampliação do envolvimento da sociedade brasileira nos assuntos de Defesa Nacional.

Poderão participar do concurso todos os estudantes devidamente matriculados no terceiro ano do ensino médio das Escolas Cívico-Militares (Ecim) de todo o território nacional. Para realizar a inscrição, o estudante deve comunicar à sua escola a intenção de participar do concurso, e passar seus dados para que o presidente da comissão local efetue sua inscrição. As comissões locais devem encaminhar os dados dos estudantes por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As redações deverão ser escritas em sala de aula, simultaneamente, em um mesmo dia e hora, sob a supervisão de integrantes da comissão local, por todos os participantes do concurso. Cada concorrente poderá participar com apenas um texto, redigido inteiramente em português, com extensão mínima de 30 linhas e máxima de 60 linhas.

O concurso premiará os autores das cinco melhores redações entre os trabalhos inscritos, sendo uma de cada região do país. Os autores dos trabalhos vencedores receberão a premiação em dinheiro de R$ 3.000,00, que será paga pelo Ministério da Defesa mediante depósito em conta corrente. Os autores premiados que forem menores de idade, terão o prêmio depositado em contas correntes de seus responsáveis legais.

As inscrições ficarão abertas até o dia 24 de junho deste ano. A avaliação da Fase 1 ocorrerá entre 05 e 15 de julho de 2021, e a Fase 2 entre 20 e 30 de julho. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 04 de agosto, e a cerimônia de premiação para o dia 09 de setembro deste ano.

Confira o edital do concurso.

Assessoria de Comunicação Social do MEC